É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters


Embraer (EMBR3) entrega o terceiro C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB 2855) | É MAIS QUE VOAR
Foto © FAB - Força Aérea Brasileira / Divulgação.

A aeronave será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus em Anápolis, Goiás.



A Embraer entregou em 27 de junho de 2020 à Força Aérea Brasileira (FAB) o terceiro avião de transporte multimissão C-390 Millennium de série com a matrícula FAB 2855. O avião entregue pousou às 16h35 na Ala 2 – da Base Aérea de Anápolis (GO). O recebimento celebrou a realização do primeiro translado do KC-390 por tripulação exclusivamente composta por integrantes do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), tendo sido o Comando de Preparo (COMPREP) o responsável pelo desenvolvimento da doutrina utilizada no preparo operacional dos tripulantes. A entrega da aeronave aconteceu com o tradicional batismo.

Embraer (EMBR3) entrega o terceiro C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB 2855) | É MAIS QUE VOAR
O tradicional batismo com a chegada da terceira aeronave KC-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, na ALA-2 da Base Aérea de Anápolis, Goiás.
| Foto © Força Aérea Brasileira (FAB) / Divulgação.

A nova aeronave entregue será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Da mesma forma que as duas unidades entregues em 2019 e as demais 25 aeronaves a serem entregues à FAB, essa terceira unidade é preparada para realizar missões de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390 Millennium.

Projeto conjunto da FAB com a Embraer, o C-390 Millennium foi desenvolvido para estabelecer novos padrões de eficiência e produtividade na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. O modelo, que também já foi adquirido pelo Governo de Portugal, é capaz de realizar diversas missões, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios florestais e capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, além de reabastecimento em voo.

“O recebimento da terceira aeronave KC-390 é motivo de grande satisfação para o Comando da Aeronáutica, pois será somado às missões para as quais as outras duas unidades já estão sendo empregadas. O maior exemplo disso é a utilização no transporte aéreo logístico de insumos e equipamentos para combate e prevenção neste momento de pandemia, dentro da Operação coordenada pelo Ministério da Defesa, o que demonstra o grande ganho para toda a sociedade brasileira”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

“Estamos orgulhosos ao acompanhar o C-390 Millennium em serviço e ver a satisfação de nosso cliente ao receber uma aeronave fruto da provada combinação entre requisitos muito bem definidos pela FAB e as soluções desenvolvidas pela Embraer para atendê-los”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O C-390 tem sido empregado com sucesso em missões humanitárias da FAB, de combate à pandemia, demonstrando na prática o seu ganho operacional e a sua importância para o país”.

Desde o final de março deste ano, a Força Aérea Brasileira tem empregado duas aeronaves KC-390 Millennium em missões de transporte aéreo logístico movimentando toneladas de suprimentos essenciais ao combate ao vírus no Brasil. Até meados de junho, o material de saúde transportado incluiu uma ambulância, uma unidade celular de saúde, uma usina de oxigênio, mais de 130 mil pares de luvas cirúrgicas, 17 mil máscaras N95, 4.080 pares de óculos, 14.600 unidades de álcool em gel e 8.800 aventais, assim como material logístico e hospitalar. Entre outros pontos destacados pela FAB no uso do KC-390 Millennium, além da alta capacidade de carga e do amplo espaço disponível no compartimento de carga, estão a velocidade da aeronave, capaz de realizar um deslocamento de 2.690 quilômetros, de São Paulo a Manaus, em menos de quatro horas, e o alto nível de disponibilidade.

O processo de recebimento na Embraer

 
Embraer (EMBR3) entrega o terceiro C-390 Millennium à Força Aérea Brasileira (FAB 2855) | É MAIS QUE VOAR
O tradicional batismo com a chegada da terceira aeronave KC-390 Millennium à Força Aérea Brasileira, na ALA-2 da Base Aérea de Anápolis, Goiás.
| Foto © Força Aérea Brasileira (FAB) / Divulgação.

O FAB 2855, aeronave KC-390 Millennium fabricada pela Embraer, foi recebido por equipe formada de especialistas em diversas áreas. Todo o processo foi executado no período compreendido entre 4 de maio e 26 de junho de 2020. Participaram diretamente do processo de recebimento as seguintes Organizações Militares:
  • Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV): encarregado pelo planejamento e execução dos voos do KC-390, na fase de recebimento, assim como a análise e reporte dos resultados encontrados nos cheques funcionais, garantindo a entrega da aeronave em condições seguras de operação;
  • Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC) e Grupo de Acompanhamento e Controle (GAC-PAC): responsáveis por gerenciar os projetos de desenvolvimento, aquisição e modernização de materiais e sistemas aeronáuticos, bem como pelo acompanhamento presencial das atividades contratadas de produção de aeronaves com a empresa Embraer S.A.;
  • Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI): encarregado de garantir a conformidade final do produto, de acordo com os requisitos contratuais, sejam eles relativos ao projeto ou à qualidade, a fim de embasar a emissão da segunda Permissão Especial de Voo inicial (PEVi2) da versão de entrada em serviço, aprovada no dia 24 de junho de 2020;
  • Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL): incumbidos pelas coordenações e verificações logísticas relativas ao projeto KC-390, incluindo publicações, programas de manutenção, funcionamento de sistemas e estruturas, recebimento de peças, dentre outras; e
  • Ala 2: por meio do Grupo de Logística (GLOG), responsável pela assistência nas atividades especializadas de manutenção e suprimento, e por meio do 1º GTT, encarregado de prover todos os assessoramentos relativos ao emprego operacional e realizar o translado da aeronave, após recebida da empresa fabricante, para a sede, em Anápolis-GO.


Recebimento das primeiras unidades


A primeira aeronave multimissão KC-390 Millennium, de matrícula FAB 2853, foi recebida pela FAB no dia 4 de setembro de 2019. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, presidiu a solenidade, acompanhado do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Participaram, ainda, da cerimônia Ministros de Estado, Oficiais-Generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, autoridades civis e militares, e executivos da Embraer.

Já a segunda unidade da aeronave multimissão KC-390 Millennium foi recebida pela Força Aérea Brasileira no dia 13 de dezembro do ano passado.

Maior avião militar desenvolvido e fabricado no hemisfério sul, o KC-390 Millennium tem capacidade de realizar missões de Transporte Aéreo Logístico, Reabastecimento em Voo (REVO), Evacuação Aeromédica, Busca e Salvamento, Combate a Incêndio em Voo, entre outras. O KC-390 foi desenvolvido para atender aos requisitos operacionais da FAB, provendo mobilidade estratégica às Forças de Defesa do Brasil.

Equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e um avançado sistema de movimentação de carga, o C-390 Millennium pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas (80 soldados ou 66 paraquedistas), paletes, veículos blindados e helicópteros.

Com o objetivo de maximizar a disponibilidade operacional da frota de aeronaves KC-390 no cumprimento das respectivas missões, a FAB e a unidade de Serviços & Suporte da Embraer assinaram um abrangente contrato de suporte e serviços, com vigência de cinco anos.

O avião foi um dos vencedores do 63º Prêmio Laureate Awards 2020, na categoria Melhor Novo Produto, em inglês “Best New Product”, por ser a maior e mais sofisticada aeronave de defesa já produzida pela Embraer. A Aviation Week Network, empresa de publicação e produção de eventos, com sede em Nova York, anunciou os vencedores em 19/11/2019.

Fontes de Informações: Embraer e (FAB) Força Aérea Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2021 © É MAIS QUE VOAR