É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

 

Há sempre alternativas quando se pensa na frente! | Foto © Herbert Monfre - Fotógrafo de avião - Eventos - Publicidade - Ensaios - Contrate o fotógrafo pelo e-mail cmsherbert@hotmail.com | Imagem produzida por Herbert Pictures - É MAIS QUE VOAR

 

Tanque cheio, coração leve – Uma pane seca em carro é uma coisa, em avião é outra!

 


Você toma decisões todos os dias! E no comando de seu avião, algumas delas podem ser cruciais. Por exemplo, para um mesmo voo podem haver duas estratégias diferentes para a questão do mau tempo. Bem entendido, a realidade não é tão simples, mas numa simples repassada de como os acontecimentos podem se desdobrar, pode lhe ajudar a entender melhor e antecipar suas decisões no dia em que você se deparar com situações similares.

 

Pessoalmente, já mentalizei diversas ‘meia-voltas’, retornos, mudanças de planos. Essas decisões são sempre mais fáceis de serem tomadas quando já previamente visualizadas e programadas em seu espírito.

 

Cedo ou tarde eu estarei diante da necessidade de fazer meia volta, desviar uma rota, ou não decolar. Isso é certo".

 

Aqui, em algumas linhas, uma pequena análise de acontecimentos:

 

  • O ser humano tem tendência a subestimar naturalmente os riscos; isso é algo que todos sabem. E alguns subestimam mais do que outros! Se há alguma coisa que deve ser retida no tocante a ‘Fatores Humanos’, é a seguinte: Você é vulnerável!!!
  • Tanque cheio, coração leve – Uma pane seca em carro é uma coisa, em avião é outra!
  • A diferença entre uma situação normal em voo e uma situação perigosa é marcada às vezes por uma linha tênue, assim como são as diferenças de espessura de agulhas.
  • Antes de tomar uma decisão, você deve analisar objetivamente a realidade da situação. Ou seja, se você admite que não é um ‘bom nadador’, você deve ficar sempre onde ‘dá pé’.
  • O principal desafio do piloto é de ficar dentro dos seus limites de competência, porque a pressão é um fator que irá empurrá-lo insidiosamente para sair ignorando certos riscos.
  • Um piloto desportivo voa para seu lazer.
  • Os pilotos que prestam atenção regularmente às suas margens de segurança, trabalham sem dar brecha ao azar.
  • Ao tomar uma decisão de forma rápida e acertada, o piloto pode lidar melhor com novas contingências que surgirem em seguida.
  • O julgamento do piloto é motivado por diversas razões. Uma decisão de insistir em algo crítico não é racional diante da segurança.
  • Um piloto deve aprender a passar de uma situação para outra rapidamente, como de uma situação normal para uma de estresse.
  • É muito difícil haver meras ‘fatalidades’ na aviação. Tenha sempre diversos planos ‘B’.
  • Um simples conhecimento pode se transformar em capacitação… a partir do momento em que tudo isso estiver em harmonia com suas decisões.

 

Bons voos!

 

Texto por: Jean Gabriel Charrier – Foi instrutor de avião, planador e acrobacia, piloto de linha aérea e inspetor de segurança de voo na França. Possui cerca de 13.000 horas de voo e é titular de um diploma de Fatores Humanos em Aeronáutica, pela OACI. Publicado originalmente por Mental Pilote com adaptação de Air Training Escola de Aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2021 © É MAIS QUE VOAR