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LATAM Brasil passará operar com o Boeing 787 Dreamliner na frota

LATAM Brasil passará operar com o Boeing 787 Dreamliner na frota  | Foto © Herbert Monfre - Fotógrafo de avião - Eventos - Publicidade - Ensaios - Contrate o fotógrafo pelo e-mail cmsherbert@hotmail.com | Imagem produzida por Herbert Pictures - É MAIS QUE VOAR

Em mais um passo para a retomada no Brasil, a LATAM anunciou que deve voar a partir de dezembro um novo modelo de aeronave na frota do País, o Boeing 787 Dreamliner (foto). Com isso, a companhia será a primeira aérea do Brasil a operar este avião no território nacional, após término do processo de certificação junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

 

Ao todo, serão 4 aeronaves provenientes da frota do Grupo LATAM no Chile destinadas às operações no Brasil, sendo que a primeira já se encontra em Guarulhos, onde aguarda a finalização dos trâmites para a nacionalização do modelo – hoje com matrícula chilena – de acordo com regulamentação da Agência de Aviação Civil. Essa aeronave pertence ao Grupo LATAM, que atualmente conta com 23 unidades em sua frota.

 

O primeiro voo tripulado para certificação está previsto para 27 de setembro em rota doméstica de São Paulo/Guarulhos (GRU) para Manaus (MAO). A LATAM programou para a segunda quinzena de dezembro o primeiro voo com passageiros na rota São Paulo/Guarulhos-Madri (MAD). Os novos modelos de aeronaves serão usados com prioridade para voos internacionais de longa distância, especialmente para a Europa, em destinos ainda estudados conforme a estratégia da empresa e de acordo com a abertura das fronteiras com o avanço da vacinação contra à pandemia.

 

“A decisão de colocar em operação no Brasil um modelo que já era utilizado pelo Grupo vem para gerar mais eficiência para as operações internacionais, que terão agora uma única frota –  a da família Boeing, com os 767, 777 e 787. Isso vai deixar a companhia mais competitiva para a volta desse mercado", explica Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

 

A eficiência apontada por Jerome resulta ainda no aproveitamento de pessoal. Com uma frota única de widebodies da Boeing, a companhia poderá aproveitar 200 tripulantes técnicos e 900 de cabine do Boeing 777 para operar o 787 Dreamliner. Como os modelos são equivalentes, esses profissionais precisam apenas realizar um treinamento curto e específico para capacitação. E para a manutenção, a companhia já conta com 60 mecânicos habilitados para esse modelo.

 

“Teremos 50% de redução no custo de treinamentos recorrentes de pilotos e comissários e também com as tripulações de backup, em comparação com modelos que exigem habilitação diferente. O movimento também está atrelado à melhoria operacional para contingências, em caso de troca de aeronaves, por exemplo, e também nos índices operacionais da empresa, como o OTP (on-time performance)”, complementa Harley Meneses, diretor de Operações da LATAM Brasil.

 

A LATAM já realizou o treinamento de simulador dos pilotos no Chile, na CAE Santiago (centro de treinamento terceirizado). Dessa forma, estes tripulantes já estão aptos para voar o Boeing 777 e o Boeing 787 Dreamliner no País. Atualmente, mais de 200 profissionais já foram treinados e cerca de 80 comissários passarão por treinamentos a cada mês.

 

A LATAM Brasil conseguirá voar este modelo no País graças ao acordo da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do Brasil e do DGAC (Dirección General de Aviación Civil) do Chile, onde é possível realizar o intercâmbio de aeronaves de um mesmo grupo, desde que sejam operadas em território com pilotos nacionais daquela localidade. Para isso, a LATAM precisará apenas ter um avião do modelo matriculado no Brasil, que será essa primeira aeronave que se encontra em Guarulhos.

 

Hoje, a LATAM Brasil possui 149 aeronaves em sua frota.

 

Ficha técnica - Boeing 787 Dreamliner


Boeing 787-9

  • Fabricante: Boeing;
  • Capacidade: 313 passageiros;
  • Comprimento: 62.82 metros;
  • Largura: 5.49 metros;
  • Envergadura: 60.17 metros;
  • Altura: 16.8 metros;
  • Peso máximo de decolagem: 252.7 toneladas;
  • Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000J2;

 

Boeing 787-8

  • Fabricante: Boeing;
  • Capacidade: 250 passageiros;
  • Comprimento: 57 metros;
  • Largura: 5.74 metros;
  • Envergadura: 60 metros;
  • Altura: 17 metros;
  • Peso máximo de decolagem: 227.9 toneladas;
  • Motores: 2 Rolls-Royce Trent1000;

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