É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

O avião Antonov AN 225 pousou pela 1ª vez na América Latina no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).

A maior aeronave do mundo, um avião modelo Antonov AN 225 de prefixo UR-82060 (a única aeronave do modelo no mundo em serviço), desembarcou neste domingo (14/02) no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP). O AN 225 visitou a América Latina e o Brasil pela primeira vez para transportar três válvulas para a Petrobras, uma carga de 150 toneladas. Os equipamentos, oriundos de Houston, foram descarregados por guindastes e transportados por carretas até a Replan, em São Paulo.


O contrato de afretamento, cujo valor não foi revelado, foi fechado diretamente entre Petrobras e Chapman Freeborn do Brasil. Engenheiros da estatal vão acompanhar o descarregamento do material.

O avião gigante, projetado pelo programa espacial soviético, tem capacidade para 1,5 mil pessoas em sua área de carga, ou o equivalente a 250 t. A aeronave mede 84 m de comprimento, tem uma envergadura de asa a asa de 88,4 m, além de possuir 18,1 m de altura.
O AN 225 é capaz de atingir 800 km/h, com uma autonomia de voo de 4,5 mil km (com carga máxima) ou 15,4 mil km (com tanques de combustível cheios). A tripulação é de sete pessoas.

UM POUCO DA HISTÓRIA

O An-225 foi desenhado para Programa Espacial da União Soviética em substituição ao Myasishchev VM-T. Capaz de transportar os foguetes e o Buran (Ônibus espacial soviético), suas missões e objetivos são praticamente idênticos à aeronave americana de transporte do Shuttle.
Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. Após o colapso da União Soviética em 1990 e o cancelamento do Programa Espacial do Buran, o AN-225 foi armazenado em 1994.

Duas aeronaves foram encomendadas, mas apenas um AN-225 (Matrícula: UR-82060) ainda permanece em serviço. Este é disponível comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 250.000kg internamente, ou ainda 200.000kg na área superior à fuselagem. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento.



FOTOS DA AERONAVE CLIQUE NO LINK ABAIXO
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=15221487254694855190&aid=1267426270

Foto: Herbert Fabiano - Fontes: Futura Press via Terra / Portal Energia Hoje /Revista WebAsas



Nenhum comentário:

Postar um comentário