É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

Guarulhos se prepara para receber o A380 da Emirates em Novembro! | Saiba mais...
Foto divulgação - © Airbus







Após três anos o Airbus A380 estará retornando em nosso país!

O Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos-SP) está se preparando mais uma vez para receber o maior avião de passageiros, o Airbus A380. A aeronave esteve a ultima vez no Brasil em março de 2012 para receber homologações, veja em fotos como foi clicando aqui. No entanto naquele ano a aeronave não foi aprovada durante a homologação devido à infraestrutura aeroportuária no local para o porte da aeronave de categoria F.

Neste período, a administradora privada do aeroporto, GRU Airport, trabalhou pesado nas adaptações com aumento da largura e acostamento das pistas de pousos e decolagens,  nas taxiways (pista de taxiamento), e alteração da sinalização no pátio de manobras, além disso, foi construído e inaugurado em 2014 o mais novo terminal de passageiros, o Terminal 3 (TPS 3). Este TPS pode atualmente comportar até cinco aeronaves modelos A380 simultaneamente ou seu rival Boeing 747-8.

ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) já está com a documentação referente a estas mudanças, que irá certificar o aeroporto para receber aeronave.

 “O aeroporto protocolou na ANAC o estudo técnico para receber o A380, que se encontra em avaliação pelo órgão regulador. O aeroporto realizou uma série de intervenções no sistema de pistas para receber a aeronave” – respondeu a assessoria de imprensa da GRU Airport na ultima sexta-feira (23/10), para É MAIS QUE VOAR.

Ainda na sexta-feira (23/10) por volta das 16h44min do horário Brasileiro de Verão, a ANAC atualizou o HOTRAN* aprovando o seguinte voo do A380 da Emirates para São Paulo/Guarulhos, veja:




* HOTRAN (Horário do Transporte) é um sistema de solicitações e alterações de horários de voos e equipamentos. 


Emirates é a líder da frota, tendo recebido o seu 67º A380 - com entregas pendentes por mais 73. Os outros operadores que voam A380s hoje são Air France, Asiana Airlines, British Airways, China Southern Airlines, Etihad, Korean Air, Lufthansa, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Singapore Airlines e Thai Airways International (THAI).

No Brasil (em São Paulo e Rio de Janeiro), Emirates tem utilizado os aviões Boeing 777-300ER nas rotas non-stop ligando para seu Hub em Dubai.

O voo com o Airbus A380 para o Brasil, que é também o primeiro do tipo na América do Sul, em uma operação única da aeronave de dois andares para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo, no dia 14 de novembro de 2015.

Este voo único marca o 8º ano das operações da Emirates no Brasil, que começou com voos diários entre Dubai e São Paulo em outubro de 2007. A Emirates também fez história quando se lançou como a primeira companhia aérea a disponibilizar voos diretos entre o Oriente Médio e a América do Sul. Cinco anos depois, a Emirates expandiu sua presença no Brasil com o início do voo diário entre Dubai e o Rio de Janeiro.

“O A380 é uma aeronave icônica que continua encantando nossos clientes e fãs de aviação e, por isso, decidimos trazer um voo para São Paulo para celebrar nosso 8º aniversário. Como a  Emirates  é uma parceira global da Fórmula 1, também fizemos com que este voo coincida com o Grande Prêmio do Brasil, que ocorrerá no dia 15 de novembro no Circuito de Interlagos”, afirma Stephane Perard, country manager da Emirates Airline para o Brasil.

“Enquanto não temos planos de inserir o A380 na nossa rota para São Paulo, nossos clientes brasileiros podem experimentar voar com o A380 da Emirates por meio de nossas contínuas e convenientes conexões a partir de nosso hub, Dubai, para mais de 30 destinos da nossa malha aérea, incluindo Extremo Oriente, Austrália e Nova Zelândia. Estamos animados em trazer a aeronave para São Paulo e gostaríamos de agradecer às autoridades do Aeroporto Internacional de Guarulhos e à Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil pelo suporte e pela assistência, fazendo os arranjos necessários para que este voo ocorra”, acrescentou.

O A380 da  Emirates  é reconhecido por suas suítes First Class Private  e seus Shower Spas , bem como pelo lounge disponível para passageiros da Primeira Classe e da Classe Executiva para socializar e relaxar. As três classes da aeronave contam com 14 suítes First Class Private, 76 assentos totalmente reclináveis na Classe Executiva e 401 assentos na Classe Econômica. Passageiros de todas as cabines podem aproveitar os mais de 2.000 canais nas telas da Emirates, em seu premiado sistema de entretenimento a bordo ice, e também podem estar conectados com acesso Wi-Fi gratuito durante o voo.

A Emirates conta com 34 destinos operados com o A380 no mundo todo, incluindo alguns populares para brasileiros como Auckland, Brisbane, Sydney, Ilhas Maurício, Melbourne, Kuala Lumpur, Seoul, Singapura, Xangai, Pequim, Hong Kong e Kuwait.

Até o momento, a companhia aérea transportou mais de 40 milhões de passageiros em aeronaves A380 desde seu lançamento, em 2008. Sua frota atual já visitou mais de 56 aeroportos, voou mais de 630 milhões de quilômetros e fez 47.200 voos.


Como foi mostrado na imagem no topo do nosso artigo, o voo será operado como EK 261, sairá de Dubai no dia 14 de novembro, às 10h15, e chegará em São Paulo às 19h30 do mesmo dia. O voo de retorno, EK 262, sairá de São Paulo a 1h25 da manhã seguinte, dia 15 de novembro, e chegará em Dubai às 21h25 do mesmo dia. 

Utilizando a inovação da Airbus para atender necessidades em constante mudança do mercado global, os A380s estão criando melhores formas eficientes para as companhias aéreas e aos passageiros. Comparado com o seu concorrente Very Large Aircraft (VLA) mais próximo, o A380 tem mais variedade, utilizando pistas mais curtas e oferece receita com até 50% por lugares - tudo ao mesmo tempo além de ser uma das aeronaves mais silenciosa, tanto dentro como fora.

Dez anos após a primeira decolagem em 27 de Abril de 2005, A380 se estabeleceu claramente como favorita VLA do mundo - com os 317 pedidos registrados e com 18 clientes, o que representa uma quota de 90 por cento deste mercado.

A cada três minutos decolam ou pousam um A380 de algum lugar no mundo. O histórico do A380 é tão notável quanto perfil distinto do avião, transportando cerca de três milhões de passageiros por mês em cerca de 200 voos operados no serviço diário com suas 13 atuais operadoras.

Nosso registro do A380 tocando o solo de Guarulhos-SP em 2012. | Foto © Herbert Monfre.
Nosso registro do A380 tocando o solo de Guarulhos-SP em 2012. | Foto © Herbert Monfre.




Por Herbert Monfre com informações e conteúdo Emirates Press.

Estamos no Instagram e Tumblr, siga-nos: