É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

Campinas recebe hoje o enorme avião Beluga que está em Fortaleza e pela primeira vez no Brasil

 
Campinas recebe hoje o enorme avião Beluga que está em Fortaleza e pela primeira vez no Brasil | MAIS QUE VOAR
Foto © Airbus - Divulgação.


Após enorme atraso e algumas alterações na programação, o avião Airbus Beluga ST (ST de 'Super-Transporter'), registro F-GSTB (Beluga número #2) pousou pela primeira vez em Fortaleza, no Brasil, às 15h24 (hora local).

 

A aeronave semelhante ao animal marinho, como parte de uma missão para transportar o primeiro helicóptero executivo ACH160 a um operador brasileiro. O helicóptero possui tecnologia avançada e será montada nas instalações MRO da Azul Linhas Aéreas, localizadas no aeroporto de Viracopos, em São Paulo, onde o Beluga teve a decolagem antecipada às 10h21 (hora local) de Fortaleza nesta segunda-feira, 25 de julho de 2022 com pouso previsto às 14h (hora local) em Campinas, no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo antes de retornar à Europa.

 

Em janeiro desde ano, a Airbus lançou um novo serviço para oferecer transporte de cargas especiais para clientes do mundo inteiro com o Beluga ST. Estes aviões cargueiros, baseados no projeto A300-600, expandiram seu escopo além das transferências intra-Airbus para missões de voo em todo o mundo transportando cargas de grande tamanho.

 

Campinas recebe hoje o enorme avião Beluga que está em Fortaleza e pela primeira vez no Brasil | MAIS QUE VOAR

Com o novo serviço, até cinco Beluga ST estarão aptos a voar com cargas de tamanho fora do comum para clientes com contratos comerciais, atendendo indústrias como fabricantes de motores, espaço, fabricação de helicópteros e máquinas, petróleo, gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos militares, suprimentos humanitários, entre outros.

 

Na América Latina e no Caribe, a Airbus já vendeu mais de 1.100 aeronaves e tem um backlog de mais de 500, com mais de 700 em operação em toda a região, representando quase 60 por cento da quota de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus tem assegurado aproximadamente 70 por cento das encomendas líquidas na região.

 

A Carga Aérea a bordo no Beluga

 

A aeronave estará transportando a bordo uma carga avaliada em média de US$ 16 milhões. Trata-se de um helicóptero ACH160 (foto abaixo), é a mais nova versão do H160, uma versão configurada com um interior luxuoso oferecendo ao passageiro uma melhor iluminação, janela maiores, além de volume de espaço e conforto comparado com as gerações anteriores de helicópteros da categoria. O protótipo recebeu a certificação pela EASA em 1º de julho de 2020.

Campinas recebe hoje o enorme avião Beluga que está em Fortaleza e pela primeira vez no Brasil | MAIS QUE VOAR
Foto © Airbus Helicopters - Divulgação.

 

“Desde o início do ano esse avião está disponibilizado para transportar cargas especiais, é a primeira vez que ele virá para a América Latina, e dentro dele estará um helicóptero ACH-160, comprado por um cliente brasileiro, nós vamos receber este avião em Campinas, no hangar da Azul, para o Brasil será um fato interessante, e nós da Airbus estaremos muito felizes de estar recebendo este avião aqui no Brasil”, disse Gilberto Peralta, Presidente da Airbus Brasil.

 

Estima-se que o próprio helicóptero também estará presente pela primeira vez na maior feira de aviação executiva e negócios da América Latina – a LABACE 2022 (Latin America Business Aviation Conference & Exhibition) que acontece entre os dias 9-11 de agosto em São Paulo. Ou seja, as duas aeronaves – Beluga e o helicóptero ACH160 – estarão pela primeira vez no país e na região latino americano.

 

 

O Beluga em Resumo

 

O Belula teve seu desenvolvido inicial em agosto de 1991 com base no Airbus A300, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas para a própria fabricante Airbus situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. Entretanto, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.

 

Apenas três anos depois, em 1994, o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo aconteceu em 13 de setembro de 1994 e deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998.

 

O Beluga possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando do A300. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.

 

O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m³) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.

 

Foram construídos um total de 5 Airbus A300-600ST Beluga que já são considerados como versão antiga. Atualmente a Airbus lançou a mais nova versão do Beluga, chamado versão XL, com base no A330 com novas tecnologias, inovação e eficiência no consumo de combustível. Estes Belugas XL já estão em operação que nos próximos anos substituirão os Belugas ST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário