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 ATUALIZAÇÃO | Airbus Beluga pela 1ª vez no Brasil


O avião Beluga chega ao Brasil neste Domingo em Fortaleza, Ceará.


Criado em 24 de julho de 2022 às 00:00 (-3 UTC) | Atualizado em 26 de julho de 2022 às 21:02 (-3 UTC)

ATUALIZAÇÃO | Airbus Beluga pela 1ª vez no Brasil  O avião Beluga chega ao Brasil neste Domingo em Fortaleza, Ceará. | MAIS QUE VOAR
Foto © Airbus - Divulgação.


 Confira a nova programação prevista e atualizada diretamente da Airbus.


Conhecido como “Baleia Voadora” e semelhante ao animal marinho, o avião cargueiro Airbus Beluga (A300-600ST Beluga) – sofreu alterações em sua chegada ao Brasil que estava previsto para sábado, dia 23 em Fortaleza, Ceará.


A aeronave matrícula F-GSTB (denominado número 2 dos cinco Belugas construídos) já está no Brasil pela primeira vez em toda sua história. O pouso aconteceu neste domingo às 15h24 (hora local) no Aeroporto Internacional de Fortaleza - CE (FOR).


Devido à tempestade que estava em Dacar próximo ao horário de decolagem (às 11h04 - horário de Brasília) rumo à Fortaleza, a aeronave sofreu mais atrasos e consequentemente uma nova programação foi realizada até seu destino final em Campinas - SP, no Aeroporto de Viracopos (VCP).


Pela tarde de sábado, 23 de julho, a assessoria da Airbus, informou que a aeronave sofreu alteração em sua programação quanto aos horários e local de pernoite. 


No início da noite de sábado, 23 de julho a assessoria da Airbus emitiu o comunicado confirmando a alteração dos horários.


A aeronave pousou em seu destino final , Aeroporto de Viracopos (VCP), na cidade de Campinas, interior de São Paulo às 13h40 de segunda-feira, 25 de julho de 2022.


Na manhã de 26 de julho, a carga a bordo do Beluga foi descarregada. 


Confira o horário prévio ATUALIZADOS do Beluga em voo de retorno a Europa (com sujeito a alterações – Todos em horário de Brasília):


Quarta-Feira, 27 de julho:


Campinas - Viracopos: 

  • Decolagem: às 9h para Fortaleza (Voo BGA – 4005).


Fortaleza - CE:

  • Pouso: às 12h55 (Voo BGA – 4004)
  • Decolagem: às 14:25 para Dakar, Senegal (Voo BGA – 4006). 


Lembrando que os horários são previstos e com sujeito a alterações pela Airbus – Todos em horário de Brasília (-3 UTC) 



A Carga Aérea a bordo no Beluga 



A aeronave transportou a bordo uma carga avaliada em média de US$ 16 milhões. Trata-se de um helicóptero ACH160, o mais tecnologicamente avançado do mundo, e o primeiro a desembarcar no Brasil para um cliente brasileiro.  


Em Viracopos o helicóptero será montado e em seguida estará no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.


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Foto © Airbus Helicopters - Divulgação.



O ACH160 (foto acima) é a mais nova versão do H160, uma versão configurada com um interior luxuoso oferecendo ao passageiro uma melhor iluminação, janela maiores, além de volume de espaço e conforto comparado com as gerações anteriores de helicopteros da categoria. O protótipo recebeu a certificação pela EASA em 1º de julho de 2020.


“Desde o início do ano esse avião está disponibilizado para transportar cargas especiais, é a primeira vez que ele virá para a América Latina, e dentro dele estará um helicóptero ACH-160, comprado por um cliente brasileiro, nós vamos receber este avião em Campinas, no hangar da Azul, para o Brasil será um fato interessante, e nós da Airbus estaremos muito felizes de estar recebendo este avião aqui no Brasil”, disse Gilberto Peralta, Presidente da Airbus Brasil.


Estima-se que o próprio helicóptero também estará presente pela primeira vez na maior feira de aviação executiva e negócios da América Latina – a LABACE 2022 (Latin America Business Aviation Conference & Exhibition) que acontece entre os dias 9-11 de agosto em São Paulo. Ou seja, as duas aeronaves – Beluga e o helicóptero ACH160 – estarão pela primeira vez no país e na região latino americano.


Em janeiro, a Airbus anunciou o serviço para oferecer transporte de cargas especiais com BelugaST, para clientes do mundo inteiro.

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Como isso, os cinco BelugaST estão aptos a voar com cargas de tamanho fora do comum para clientes com contratos comerciais, atendendo indústrias como fabricantes de motores, espaço, fabricação de helicópteros e máquinas, petróleo, gás e energia, veículos terrestres e outros equipamentos militares, suprimentos humanitários, entre outros


Com a destruição do Antonov 225, o único protótipo e maior avião de carga do mundo, o Beluga ganhou mais espaço ao mercado de carga aérea pesadas abrindo grandes oportunidades para novas operações quanto se trata de logísticas pesadas.

 


O Beluga em Resumo



O Belula teve seu desenvolvido inicial em agosto de 1991 com base no Airbus A300, capaz de transportar seções de fuselagem de outros aviões e grandes cargas para a própria fabricante Airbus situadas na Alemanha, França, Reino Unido e Espanha. Entretanto, uma vez que sua capacidade máxima de carga é de apenas 47 toneladas, ele leva carregamentos grandes em volume, nem tanto em peso.

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Apenas três anos depois, em 1994, o primeiro protótipo fazia seu roll-out em Toulouse. O primeiro voo aconteceu em 13 de setembro de 1994 e deu início ao processo de homologação, recebida em meados de 1995 após 400 voos de teste. A primeira unidade, o antigo protótipo, entrou em operação na Airbus em janeiro de 1996. A entrega da quarta unidade ocorreu em junho de 1998.


O Beluga possui a mesma asa, motores, a fuselagem inferior, trem de pouso principal e cabine de comando do A300. A principal mudança é a enorme fuselagem, equipada com uma porta tipo "clamshell" na frente, que obrigou um reposicionamento do cockpit. A cauda também foi modificada, com a utilização de pequenos estabilizadores verticais instalados nos horizontais. Entretanto, o estabilizador vertical original foi mantido. O leme ficou apenas no estabilizador vertical principal.


O controle e gerenciamento da frota de Belugas é feito pela SATIC, uma empresa formada em parceria entre a Aérospatiale e a DASA. Além de realizar o transporte de partes para a Airbus, a SATIC também oferece a grande capacidade volumétrica do avião (1400m³) para o transporte de cargas volumosas, o que acabou justificando a introdução em serviço de uma quinta aeronave, incorporada à frota em 2000.


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