É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters


É MAIS QUE VOAR | Veja em fotos - TAM recebe o primeiro Airbus A350 XWB! Avião já se encontra no Brasil!
A350 XWB em Toulouse momentos antes do voo de entrega com representantes do Grupo LATAM e da Airbus 







O primeiro Airbus A350 XWB das Américas, que pertence à TAM Linhas Aéreas, pousou no Brasil hoje de manhã (18). A aeronave decolou ontem (17) da sede da Airbus em Toulouse (França) e seguiu diretamente para o Brasil, pousando no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte para ser nacionalizada. A previsão é que o avião chegue no aeroporto de São Paulo/Guarulhos neste sábado, dia 19 de dezembro.

O A350 XWB, matricula PR-XTA, com serial de fabricação (MSN024) vai realizar seu primeiro voo comercial em janeiro de 2016, partindo de São Paulo/Guarulhos (GRU) em direção a Manaus (MAO). A rota inaugural servirá para que as diferentes áreas da companhia, principalmente as operacionais, se familiarizem com o novo modelo de equipamento, que pertence à última geração de aeronaves de longo alcance. Em março, o A350 XWB começará a operar internacionalmente na rota São Paulo/Guarulhos (GRU)  – Miami (MIA). A partir de abril, o avião voará na São Paulo/Guarulhos (GRU) e Madri (MAD) e, no segundo semestre, entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e Orlando (ORD).

“Estamos muito felizes em celebrar o recebimento do primeiro A350 XWB das Américas. Sua chegada pioneira nas Américas reforça o nosso compromisso constante de manter uma das frotas mais jovens e inovadoras do mundo. Queremos oferecer cada vez mais conforto aos nossos passageiros, com aeronaves com a mais moderna tecnologia disponível na aviação, que são mais eficientes e com menor impacto ambiental”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM.

É MAIS QUE VOAR | Veja em fotos - TAM recebe o primeiro Airbus A350 XWB! Avião já se encontra no Brasil!
A350 XWB decolando em Toulouse (França)

 


A350 XWB na frota do Grupo LATAM


A TAM, membro do Grupo LATAM Airlines, é a quarta companhia aérea do mundo a receber e operar o Airbus A350 XWB. A empresa já encomendou 27 aviões do modelo, em que foram investidos US$ 7 bilhões (referente ao preço de tabela das aeronaves), cujas entregas estão previstas para ocorrer até 2021. Em 2016, está prevista a entrega de seis aeronaves A350 XWB. Em setembro, o Grupo LATAM trocou seis aviões A350-900 por seis A350-1000, pela sua maior capacidade de transportar passageiros.

“Estamos sempre atentos ao cenário e ajustamos o nosso plano de renovação de frota para alocar aeronaves mais adequadas para cada mercado. O A350 XWB chega à nossa frota com a missão de ser um dos principais aviões a operar voos de longo curso, para os Estados Unidos e para a Europa. A combinação da sua fuselagem mais ampla, seus avançados materiais compostos e sua cabine diferenciada proporcionam uma experiência de viagem ainda mais agradável e uma operação mais eficiente”, revela José Zaidan Maluf, vice-presidente de Frota e Motores do Grupo LATAM Airlines.

Pioneirismo


Introduzir uma aeronave como o A350 XWB no mercado de aviação das Américas e, consequentemente, do Brasil trouxe desafios a mais para a TAM. “A ousadia está no nosso DNA. Conduzir a estreia do A350 XWB no Brasil demandou o trabalho de uma equipe multidisciplinar dedicada exclusivamente a esse projeto, além do apoio de todas as demais áreas que se dedicaram para estarem prontas a operar essa inovadora aeronave. Temos que agradecer o empenho de todos os funcionários da TAM e do Grupo LATAM, além das empresas e autoridades envolvidas nesse projeto”, revela Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.

O A350 XWB reúne o que existe de mais atual em aerodinâmica, design e tecnologias avançadas, resultando em custos operacionais (incluindo consumo de combustível) 25% menores. Essa aeronave é produzida com mais de 70% de materiais compostos, titânio e ligas de alumínio, resultando em um avião mais leve, eficiente e resistente à corrosão e à fadiga. Sua fuselagem mais ampla possibilita uma experiência de viagem ainda mais confortável. O novo modelo de aeronave da TAM está configurado para atender os diferentes perfis de passageiros e terá 348 assentos, dos quais 318 na Classe Econômica e 30 na Premium Business, que reclinam até 180 graus (full flat).

No A350 XWB, os passageiros desfrutarão de um voo ainda mais relaxante e sentirão menos cansaço, mesmo após longas viagens. O ar dentro da cabine é totalmente renovado a cada dois ou três minutos e mantido na temperatura ideal. Conceitos inovadores de iluminação auxiliam a reduzir o efeito do jet lag, com destaque para a sensação de qualidade e espaço da cabine em geral. Os clientes terão um ângulo de visão maior com janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão. O Airbus A350 XWB também emite até 25% menos gases que geram efeito estufa do que outros aviões utilizados pela indústria em voos de longo curso.

A partir da quarta aeronave, prevista para ser entregue em junho do ano que vem, haverá mais uma novidade: uma terceira classe de serviço Economy Plus, com mais espaço entre as poltronas. Serão 30 assentos na Premium Business, 63 na Economy Plus e 246 na Classe Econômica.

É MAIS QUE VOAR | Veja em fotos - TAM recebe o primeiro Airbus A350 XWB! Avião já se encontra no Brasil!



Sobre o Grupo LATAM Airlines


LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil.

Grupo LATAM Airlines anuncia que a nova marca a ser adotada por LAN, TAM e suas filiais será LATAM. O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar sua identidade corporativa de maneira gradual. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro semestre de 2016.


Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas.

É MAIS QUE VOAR | Veja em fotos - TAM recebe o primeiro Airbus A350 XWB! Avião já se encontra no Brasil!