É MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

Aeroportos em Mato Grosso administrado pela COA movimentaram mais de 3,3 milhões de passageiros em 2022

Aeroportos em Mato Grosso administrado pela COA movimentaram mais de 3,3 milhões de passageiros em 2022 | MAIS QUE VOAR | Foto © Herbert Monfre | Notícias - Aviação - Fotos



A movimentação de passageiros nos quatro maiores aeroportos de Mato Grosso – Presidente João Batista Figueiredo (Sinop – OPS), Maestro Marinho Franco (Rondonópolis – ROO), Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta – AFL) e Marechal Rondon (Cuiabá / Várzea Grande – CGB) – todos administrados pela Centro-Oeste Airports (COA) – apresentou aumento de 37% em relação a 2021, considerando apenas a aviação comercial. No total, mais de 3,3 milhões de pessoas embarcaram ou desembarcaram nos empreendimentos durante o ano de 2022. O movimento de aeronaves também aumentou em 22% com relação ao ano anterior – resultando com mais de 48 mil pousos e decolagens no ano passado.

 

“Tivemos um verdadeiro ano de retomada na aviação comercial em Mato Grosso. Nossos aeroportos registraram aumento significativos na movimentação de passageiros e também de aeronaves. Esse crescimento se deve, também, às melhorias realizadas nos aeroportos, como projetos, estudos e implantação de equipamentos, que culminaram na conquista de certificados operacionais importantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Este tipo de certificado possibilita, por exemplo, a operação por instrumentos sem restrição de aeronaves, além de habilitar os aeroportos a receberem qualquer aeronave homologada para operar em IFR (sigla em inglês para Regras de Voo por Instrumentos). E tudo isso, além de melhorias de infraestrutura, possibilitaram a atração de novos voos regulares aos terminais”, explica Marco Migliorini, diretor-presidente da Centro-Oeste Airports (COA).

 

O Aeroporto de Sinop (OPS) registrou a maior movimentação de passageiros da sua história, com mais de 308 mil pessoas – aumento de 80% em comparação a 2021. A movimentação de aeronaves também cresceu, com mais de 2,6 mil aviões passando pelo empreendimento – aumento de 67% em relação ao ano anterior.

 

no Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB), o aumento no movimento de passageiros foi de 38%, também em comparação ao ano anterior. O número de aeronaves foi de mais de 44,3 mil, crescimento de 21%. 

 

O Aeroporto de Rondonópolis (ROO) teve aumento de quase 16% no número do movimento de aeronaves (520 passaram por lá em 2022) e registrou aumento de 32% no movimento de passageiros, com mais de 42,6 mil pessoas embarcando ou desembarcando no terminal.

 

 

Por fim, o Aeroporto de Alta Floresta (AFL) registrou crescimento de 8% no número de passageiros, com quase 55 mil pessoas embarcando e desembarcando no empreendimento. Mais de 610 aeronaves passaram pelo aeroporto em 2022, crescimento de 15,76% em relação a 2021.

 

Projetos para 2023

 

Para o atual ano, a COA tem um grande projeto de modernização e ampliação dos terminais aeroportuários em Mato Grosso. “Em breve, vamos poder falar mais sobre todos os projetos e especificar as melhorias em cada um dos aeroportos. As obras já se iniciaram e, por enquanto, podemos dizer que faremos modernizações e ampliações. Nos de Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis, serão novos terminais, totalmente remodelados e ampliados. Em Cuiabá, a ampliação e a modernização vão colocar o empreendimento entre os mais modernos, eficientes e confortáveis do Brasil”, finaliza Migliorini.

 

 Sobre a Centro-Oeste Airports (COA) 

 

A Centro-Oeste Airports (COA) é a concessionária que administra quatro aeroportos em Mato Grosso: Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon, Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo (Sinop), Aeroporto Maestro Marinho Franco (Rondonópolis) e Aeroporto Piloto Osvaldo Marques Dias (Alta Floresta). Detentora de 85% da COA, a Socicam tem 50 anos de atuação e é líder na área de mobilidade de infraestrutura e de serviços no Brasil. A empresa é especialista na criação de soluções para gestão de aeroportos, portos, terminais urbanos e rodoviários.

 

Essa publicação contém conteúdo fontes direto da assessoria de imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário