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Boeing entrega a última aeronave 747! A produção do Boeing 747 chegou ao fim!

 

Boeing entrega a última aeronave 747! A produção do Boeing 747 chegou ao fim! | MAIS QUE VOAR | Notícias - Aviação - Fotos
Foto © Paul Weatherman – Boeing Airplanes.

Na imagem, o ultimo Boeing 747-8i produzido pela Boeing de registro N863GT durante a cerimonia de entrega ao cliente Atlas Air. A Boeing assim encerra a produção do icônico avião conhecido como "Jumbojet" ou "Rainha dos Céus".

Foram 1.574 Boeing 747 produzidos incluindo a versão de passageiro e a versão cargueira. O fim de uma era que ficará um enorme legado na aviação em todo o mundo. Leia abaixo na integra e no final do texto preparei para você que é mega fã deste jato algumas curiosidades deste maravilhoso avião!

 


A Boeing (NYSE: BA) e a Atlas Air Worldwide (NASDAQ: AAWW) reuniram milhares de pessoas – incluindo funcionários atuais e antigos, clientes e fornecedores – para celebrar a entrega do último 747 à Atlas, encerrando mais de meio século de produção. A aeronave recebeu o registro N863GT.

 

Os funcionários da Boeing que projetaram e construíram o primeiro 747, conhecidos como “Os Incríveis”, receberam uma homenagem na fábrica em Everett, onde a jornada do 747 começou em 1967. Desde então, a fábrica produziu 1.574 aeronaves.

 

“Este dia monumental é um reconhecimento das gerações de funcionários da Boeing que deram vida à primeira aeronave de fuselagem larga que “encolheu o mundo” e revolucionou o transporte aéreo de passageiros e carga”, disse Stan Deal, presidente e diretor executivo da Boeing Commercial Airplanes. “Entregamos com satisfação este último cargueiro 747-8 para a Atlas Air, a maior operadora de aeronaves 747, onde a ‘Rainha dos Céus’ continuará inspirando inovações no transporte aéreo de carga.”

 

“É uma honra continuar nossa longa história de operações com esta aeronave icônica para os nossos clientes em todo o mundo”, disse John Dietrich, presidente e diretor executivo da Atlas Air Worldwide. “A Atlas Air foi fundada há mais de 30 anos com apenas um cargueiro 747-200 convertido e, desde então, percorremos o mundo operando quase todos os tipos da frota do 747, incluindo o Dreamlifter, o cargueiro 747 Large Cargo Freighter da Boeing, para o transporte de peças do 787 Dreamliner. Agradecemos à Boeing pelo seu compromisso com a segurança, qualidade, inovação e meio ambiente, e pela parceria para garantir o sucesso contínuo do programa 747 enquanto operamos a aeronave nas próximas décadas.”


Com a “Rainha dos Céus”, a primeira aeronave de corredor duplo e o primeiro “jato jumbo”, as companhias aéreas puderam conectar as pessoas separadas por grandes distâncias e oferecer voos transoceânicos sem escalas. Seu desenvolvimento consolidou a Boeing como líder do setor de aviação comercial. O design do avião, com sua distinta saliência superior e assentos no andar superior, encantou gerações de passageiros e operadoras. A Boeing aprimorou o design original nos modelos como o 747-400 em 1988 e o modelo final 747-8 lançado em 2005. Todos os modelos oferecem economia operacional e eficiência inigualáveis para os mercados de transporte aéreo de passageiros e carga.


A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global responsável pelo desenvolvimento e fabricação de aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes de mais de 150 países. Também é prestadora de serviços de manutenção e considerada uma das principais exportadoras dos Estados Unidos. A Boeing usa sua base de fornecedores globais para promover oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades. Sua equipe diversificada está comprometida com inovações no futuro e seus valores base de segurança, qualidade e integridade.

 

Algumas curiosidades do Boeing 747

 

  • Possui mais de 6 milhões de peças;
  • Possui um complexo sistema elétrico composto por fiação e vários componentes. Se você esticar toda a fiação elétrica, no entanto, ela se estenderá por mais de 241,4 quilômetros (150 milhas);
  • Existem 365 interruptores, mostradores e luzes no cockpit incrivelmente confuso;
  • O tempo de construção inicial da aeronave até o fase de entrega ao cliente dura cerca de 18 meses;
  • A aeronave transportou mais de 3,5 bilhões de pessoas;
  • Com capacidade para 350-400 pessoas, o 747 já transportou 1.087 pessoas ao mesmo tempo;
  • São necessários 90 galões de tinta para pintar um 747;
  • Existem 14 degraus para o andar superior;
  • Os primeiros assentos de passageiros do andar principal estão mais à frente do que os pilotos no andar superior;
  • Os irmãos Wright poderiam alçado o seu primeiro voo histórico dentro de um Boeing 747;
  • O Boeing 747 voou pela primeira vez em fevereiro de 1969, cinco meses antes da Apollo 11 pousar na lua;
  • Em quase 50 anos de serviço, a frota de aeronaves Boeing 747 da companhia aérea autraliana Qantas voou mais de 3,6 bilhões de quilômetros, o equivalente a 4.700 viagens de ida e volta à Lua ou 90.000 voltas ao mundo;
  • A Boeing não tinha uma instalação grande o suficiente para construir o 747, então eles tiveram que construir uma nova fábrica de montagem em Everett, WA;
  • O 747 tem uma envergadura de asa de 37,5 graus – mais do que qualquer outra aeronave comercial do mundo;
  • As asas do Boeing 747 na versão -400 têm 64,92 metros (213 pés), são grandes o suficiente para acomodar 50 carros estacionados;
  • A altura da cauda do avião Boeing 747 tem 19,5 metros (64 pés), o equivalente a um edifício de seis andares;
  • Tem 18 rodas (16 no trem de pouso principais localizados na região da “barriga” do avião e duas rodas na triquilha, localizados região no nariz);
  • Alimentado por quatro GEnx-2B 787, o 747-8 pode percorrer três campos de futebol da FIFA em um segundo;
  • O 747-8 Fregher é capaz de transportar 10.767 barras de ouro maciço de Fort Knox. Com base no valor de mercado aproximado em US$ 5,4 bilhões;
  • Com base de tabela em 2017, a versão mais recente do Boeing 747 custa a partir US$ 378,5 milhões na versão de passageiro (-8) e na versão de cargueiro (-8F) custa a partir de US$ 379,1 milhões;
  • Segundo o website OneMonroe, o programa e o projetado para o Boeing 747 custou mais de US$ 1 bilhão, a Boeing apostou tudo no 747. É importante observar que US$ 1 bilhão reflete o custo do programa 747 quando foi concebido. Considerando a inflação, o custo atual do programa 747 é estimado em mais de US$ 7 bilhões;
  • A primeira versão do 747 (-100) custava em média de US$ 24 milhões em 1967;
  • O primeiro Boeing 747 entregue foi para a Pan American na versão (-100), a aeronave recebeu o registro N736PA e recebeu o apelido de “Clipper Victor”. O mesmo avião entregue, também se tornou o primeiro 747 a ser sequestrado, quando voou para Cuba em 2 de agosto de 1970. Ainda, o mesmo N736PA em 27 de março de 1977, Clipper Victor fez história no desastre de Tenerife;
  • Até a data deste artigo, existe um total 343 aeronaves Boeing 747 operacional em todo o mundo planeta;
  • A maior operadora do Boeing 747 na frota é a Lufthansa com 27 aeronaves na versão de passageiros e a UPS com 41 aeronaves em terceiro vem a Cargolux com 29 aeronaves Boeing 747 cargueiras;
  • Até o momento desta publicação, o Boeing 747 mais antigo operacional do planeta está voando para uso militares e governamentais. Trata-se do Boeing 747-200 (E4B SN 20682), construída em 13 de junho de 1973 com 49,81 anos no momento da redação;
  • A aeronave de passageiros mais antiga em operação comercial é o Boeing 747-400 EP-MEE (SN 24383) operado pela Mahan Air, uma companhia aérea privada iraniana. Segundo o website IBA Insight Flights esta aeronave faz viagens frequentes entre Teerã e Moscou. Deve-se notar, no entanto, que o governo dos EUA considera o operador como parte de fato da Guarda Revolucionária Islâmica.

 

E você gosta do 747? Deixe aqui no comentário mais abaixo sobre sua admiração ou história com este mega avião!

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