MAIS QUE VOAR

- Desde 2008 - Notícias | Aviação | Investimentos | Economia | Viagens |

AVIAÇÃO EXECUTIVA | Business Aviation

DEFESA | Defense

Asas Rotativas | Helicopters

 Mais Embraer nos céus do Brasil: LATAM faz pedido histórico de até 74 Embraer E195-E2 

Mais Embraer nos céus do Brasil: LATAM faz pedido histórico de até 74 Embraer E195-E2 | MAIS QUE VOAR


O Grupo LATAM Airlines anunciou nesta segunda-feira, 22 de setembro de 2025, um movimento estratégico inédito para o mercado latino-americano ao firmar acordo com a Embraer para a aquisição de até 74 jatos E195-E2. O pedido, que inclui 24 unidades firmes e 50 opções adicionais de compra, marca o maior compromisso já assumido pela companhia com aeronaves regionais de nova geração.


As entregas das 24 aeronaves firmes estão programadas para iniciar no segundo semestre de 2026, inicialmente para a LATAM Airlines Brasil, com possibilidade de distribuição para outras afiliadas do grupo. Avaliado em aproximadamente US$ 2,1 bilhões (preço de lista), o investimento visa fortalecer a malha doméstica e regional do grupo, criando condições para adicionar até 35 novos destinos aos atuais 160 atendidos.


Estratégia de frota: maior flexibilidade operacional


O anúncio sinaliza uma mudança relevante no perfil da frota LATAM, historicamente concentrada em aeronaves narrow-body da Airbus (A319, A320 e A321) e wide-body Boeing (B767, B777 e B787). A companhia possui 362 aviões em operação – sendo 283 Airbus, 56 Boeing de longo curso, 20 cargueiros e três wide-bodies em leasing temporário – a empresa agora adiciona jatos regionais com capacidade para até 146 passageiros (dependendo da configuração).


A introdução do E195-E2 permitirá maior capilaridade em aeroportos regionais com demanda intermediária, otimizando custos operacionais e possibilitando o acesso a mercados antes inviáveis economicamente com aeronaves de maior porte. Segundo a LATAM, os hubs regionais serão redesenhados para aproveitar ao máximo essa flexibilidade.


Eficiência tecnológica e impacto ambiental


O Embraer E195-E2 é a segunda geração da família E-Jets e traz melhorias substanciais de performance: até 30% menos consumo de combustível por assento comparado à geração anterior, motores Pratt & Whitney GTF de última geração, aerodinâmica refinada e controles fly-by-wire atualizados. O layout 2-2 elimina o assento do meio, aumentando o conforto do passageiro, e a cabine silenciosa melhora a experiência a bordo.


Para a Embraer, o acordo reforça sua posição de líder mundial no segmento de até 150 assentos e consolida sua relevância estratégica no mercado latino-americano. “O E195-E2 permitirá que as afiliadas da LATAM conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros”, destacou Francisco Gomes Neto, presidente e CEO da Embraer.


Implicações para o mercado sul-americano


Nos últimos quatro anos, a LATAM tem expandido gradualmente sua malha doméstica e regional – de 129 para 160 destinos –, mesmo em um contexto competitivo acirrado e após a reestruturação financeira que sucedeu a pandemia. A inclusão do E195-E2 alinha-se a esse movimento, oferecendo ao grupo um produto intermediário entre aeronaves turboprop regionais e jatos narrow-body de maior capacidade.


Analistas do setor avaliam que essa decisão poderá redefinir o padrão de conectividade na América do Sul, tradicionalmente marcada por grandes distâncias e concentração de tráfego em poucas capitais. Com a nova frota, a LATAM poderá oferecer mais frequências em rotas já consolidadas e abrir mercados secundários, conectando cidades médias e polos econômicos regionais diretamente entre si.


Sustentabilidade financeira e operacional


O grupo informou que a aquisição está em conformidade com sua política financeira atual, que monitora métricas de alavancagem e liquidez, sem necessidade de revisões. “A decisão do grupo LATAM é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.


Convergência estratégica Brasil–Chile


Para a Embraer, o acordo com a LATAM representa não apenas um contrato comercial, mas um marco simbólico: trata-se do maior cliente aéreo da América Latina adquirindo o principal produto comercial da maior fabricante de aeronaves do hemisfério sul. A decisão fortalece laços industriais e comerciais entre Brasil e Chile e sinaliza maior integração da cadeia aeroespacial regional.


Próximos passos


O cronograma prevê que as primeiras aeronaves iniciem operação em 2026, coincidindo com o crescimento previsto da demanda pós-pandemia e da maturação dos mercados secundários. Ajustes em treinamento de tripulantes, infraestrutura de manutenção e logística já estão sendo preparados para suportar a nova frota.


Com essa iniciativa, a LATAM reforça sua estratégia de ser o operador mais abrangente da América do Sul, enquanto a Embraer consolida sua posição como fornecedora-chave de aeronaves regionais avançadas para o maior mercado aéreo da região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário